Sobre o Curso
O Curso de Agronomia do DTCS, Campus III, foi criado em 1960 na antiga Escola de Agronomia que no ano seguinte se tornou Faculdade de Agronomia do Vale do São Francisco (FAMESF), motivado pela necessidade de implantar um curso de nível superior que atendesse a demanda agrícola da região. Na década de 1980, a instituição foi incorporada pela Superintendência Estadual do Ensino Superior (Seseb). Na década de 1980, a instituição foi incorporada pela Superintendência Estadual do Ensino Superior (Seseb) e posteriormente, em 1983, passou a fazer parte da UNEB.
A necessidade de submeter o curso de Agronomia a um processo de redimensionamento curricular decorre de diversas razões, destacando o significado da articulação do processo formativo às demandas contemporâneas do mundo do trabalho e, sobretudo de desenvolvimento humano e social. Com isso, o DTCS III propõe a implantação do curso de Engenharia Agronômica – Bacharelado, em substituição à oferta do curso de Agronomia, a partir de 2013.1. Este último continua sendo ofertado somente para alunos remanescentes, em processo gradativo de extinção, até que se conclua a integralização curricular dos que nele ingressaram até o ano de 2012.
Nesta perspectiva, a organização curricular do curso revela a formação proposta, para o desenvolvimento de competências e habilidades com o embasamento teórico-epistemológico pertinente à área das Ciências Agrárias, onde a realidade local deverá ser fonte de investigação e revisão de conhecimentos, reorientando o processo de ensino-aprendizagem, a partir de atividades que nascem neste contexto, mas que não se esgotam nele, expandindo-se para a inovação e produção de novos conhecimentos.
Com isso, o curso busca capacitar profissionais para atuar de forma crítica e autônoma em organizações de qualquer natureza jurídica dentro de um contexto no qual o desenvolvimento sustentável ganha nuances que favoreçam soluções locais, face aos enfrentamentos das necessidades da comunidade e, que sejam comprometidos com as dimensões humana, social, ecológica, econômica e política da sociedade.
O curso de Engenharia Agronômica do DTCS III possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências que tornem os seus egressos capazes de entender com clareza a dinâmica da realidade em que atuam e a propor atividades que transformem o cenário da comunidade, grupos sociais e dos indivíduos, em relação às atividades voltadas á utilização, conservação e equilíbrio do ambiente. Os conhecimentos desenvolvidos buscam articular teoria e prática, de forma a possibilitar uma atuação profissional que promova melhorias na qualidade de vida desses sujeitos e a manutenção e preservação dos ambientes.
ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O Engenheiro Agrônomo atua na administração de propriedades rurais; no setor público ou privado no controle de pragas e vetores em ambientes urbanos e rurais; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
PERFIL DO EGRESSO
O Agrônomo ou Engenheiro Agrônomo atua, de forma generalista, no manejo sustentável dos recursos naturais, visando à produção agropecuária. Em sua atividade, desenvolve projetos de produção, transformação, conservação e comercialização de produtos agropecuários; organiza e gerencia o espaço rural; promove a conservação da qualidade do solo, da água e do ar. Controla a sanidade e a qualidade dos produtos agropecuários; desenvolve novas variedades de produtos; otimiza tecnologias produtivas e atua com as políticas setoriais. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.
Duração do curso: Tempo mínimo 5 anos e máximo 8 anos
Turno: Diurno.
Estrutura acadêmica
Docentes
Infraestrutura
01 Sala do Colegiado;
01 Sala do Diretório Acadêmico Estudantil;
18 Retroprojetores;
18 Datashow;
Dez salas de aula climatizadas com acessibilidade (cap. 35 pessoas cada);
Um Auditório climatizado com acessibilidade, (cap. 180 pessoas sentadas);
Uma sala para leitura climatizada com acessibilidade (cap. 35 pessoas);
Um sanitário coletivo Masculino com acessibilidade;
Um sanitário coletivo feminino com acessibilidade;
Oito salas de aula climatizadas com acessibilidade (cap. 35 pessoas cada);
Um sanitário coletivo masculino com acessibilidade;
Um sanitário coletivo feminino com acessibilidade;
Uma copa.
Laboratórios:
1. Laboratório de Solos;
2. Laboratório de Irrigação e Hidráulica;
3. Laboratório de Sementes;
4. Laboratório de Processamento de Alimentos (1);
5. Laboratório de Biotecnologia Microbiana;
6. Laboratório de Processamento de Alimentos (2);
7. Laboratório de Fisiologia Vegetal;
8. Laboratório de Cultura de Tecidos;
9. Laboratório de Melhoramento Vegetal;
10. Laboratório de Informática;
11. Laboratório de Biotecnologia Vegetal;
12. Laboratório de Fitopatologia;
13. Laboratório de Entomologia;
14. Laboratório de Microscopia;
15.Laboratório de Melhoramento Animal;
16. Laboratório de Olericultura;
17.Laboratório de Agroecologia;
18. Laboratório de Meteorologia;
19. Laboratório de Microbiologia de Solo;
20. Laboratório de Etnologia
21. Herbário
Estrutura Curricular
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 08h às 12h / 14h às 18h.