Sobre o Curso
A criação do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) demonstra a importância estratégica para a região, com foco na ciência e tecnologias aplicadas ao desenvolvimento sustentável de vários setores da economia.
Essa graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia tem o objetivo de contribuir para a construção de um novo paradigma científico-tecnológico, abrindo novas perspectivas econômicas, produtivas e educacionais para a população que habita o Bioma Caatinga, em especial da Bahia e do Vale do São Francisco.
Os profissionais que trabalham atualmente na área da Biotecnologia possuem as mais diferentes formações. Para se alcançar os completos benefícios da biotecnologia é necessário ainda alargar os conhecimentos de base relevantes para os bioprocessos e empregar os conhecimentos e os resultados da pesquisa nos mais diversos segmentos da biotecnologia, tais como meio-ambiente, microbiologia, alimentos, resíduos e agropecuária.
Desse modo, a inclusão do termo Biotecnologia à denominação “Engenharia de Bioprocessos” oferece maior abrangência ao significado e à proposta de curso de graduação, podendo o profissional atuar em mais segmentos, consequentemente, ter formação completa em Biotecnologia, além de Bioprocessos. Por ser a Biotecnologia uma área profissional em franca expansão nos países desenvolvidos e por ser considerada como a ciência do milênio, este conceito inovador atende aos arranjos produtivos, ambientais e sociais locais envolvidos na criação de serviços e produtos biotecnológicos que venham contribuir para o desenvolvimento regional/nacional.
Portanto, caberá ao profissional de biotecnologia desenvolver os processos que permitem agregar valores aos recursos naturais existentes na biodiversidade brasileira, em particular no semiárido com vistas à geração de produtos e serviços para as indústrias de alimentos, de fermentações, de cosméticos, de química fina, farmacêutica, agricultura, agropecuária, florestal, produtos marinhos, entre outros.
ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Poderá atuar na indústria de alimentos, cosméticos, produtos fermentados, biotecnologia vegetal e animal, nas indústrias de açúcar e álcool, de fertilizantes, de vacinas e outros fármacos, de derivados de biomassa; nos setores de polímeros, de meio ambiente; nas áreas administrativa e comercial como engenheiro de produto e de processo; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
PERFIL DO EGRESSO Forma um profissional com sólida formação básica, científica e tecnológica, que lhe permita degradar, sintetizar e produzir materiais (bioconversões – biossíntese), a partir da matéria viva (moléculas ou células de natureza microbiana, animal ou vegetal), na perspectiva de disponibilizar processos e produtos que garantam maior economia, eficácia, competitividade e adaptabilidade para seu uso social final, em atividades agrícolas, agroindustriais e ambientais.
Duração do curso: Tempo mínimo 5 anos e máximo 8 anos
Turno: Diurno.
Estrutura acadêmica
Docentes
Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado em Agronomia ( área fisiologia vegetal ) Universidade Federal de Lavras 2004
Regime de Trabalho: D.E
E-mail: amesquita@uneb.br
Vinculação: Substituta
Titulação: Doutorado em Ciências Agrarias Pela Universidade Federal Recôncavo da Bahia 2018
Regime de Trabalho: 40h
E-mail: ssbrito@uneb.br
Infraestrutura
- 07 Salas de Aula climatizadas;
- 01 Sala do Colegiado;
- 01 Auditório (180 lugares)
- 01 Sala do Centro Acadêmico;
- 07 Computadores/ Datashow;
- 01 Laboratório de Informática – LabInf;
- 01 Sala de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (pesquisa)
- 01 Serviço de Informática (pesquisa e impressão de material didático)
- Laboratórios do DTCS:
Biotecnologia Vegetal
Microbiologia do Solo
Solo, Água, Planta, Fertilizante e Corretivos – Lasac
Biologia Molecular
Microscopia Óptica
Tecnologia De Alimentos E Bebidas
Biotecnologia Microbiana
Fitopatologia
Ciências Animais
Fisiologia Vegetal
Informática
Estrutura Curricular
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 08h às 12h / 14h às 18h.